"Não tomo leite, de onde vem meu cálcio?"

🥛 Sabemos que um dos melhores alimentos fonte de cálcio é o leite de vaca. Mas, se você não gosta ou não consome por algum motivo, fique tranquilo. Existem outros alimentos que podemos incluir no nosso dia a dia e manter os níveis de cálcio ideais!


✅ Encontramos no mercado alguns leites vegetais (arroz, amêndoas, aveia, soja...) que são acrescidos desse mineral, e podem conter a mesma quantidade que no leite de vaca. Também encontramos nas oleaginosas (principalmente amêndoas, castanha-do-pará, nozes), no feijão, grão-de-bico, linhaça, brócolis, gergelim e aveia. Além de outros alimentos de origem animal, como a sardinha e salmão.


👉 Para melhorar ainda mais a absorção do cálcio pelo nosso organismo, existem algumas fatores que podemos adotar, como:


- Evitar comer alimentos ricos em oxalato (vegetais folhosos verdes escuros, pó de cacau, batata doce, amendoim, nabo e carambola) junto com alimentos fonte de cálcio pois diminuem sua absorção;


- Controle da ingestão de sal pois aumenta a excreção de cálcio pela urina;


- Ficar atento com a saúde do intestino, que é onde o cálcio será absorvido;


- Praticar atividade física, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos. Texto por: Carol Sessa e Lorenza Carletti


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