Tem açúcar escondido aí?

👉 Identificar o açúcar no alimento nem sempre é tarefa fácil! Algumas vezes a palavra “açúcar” não aparece no rótulo do alimento, principalmente nos processados e ultraprocessados.


🧐 Então, como saber se estamos consumindo?


O primeiro passo é sempre estar atento aos rótulos dos alimentos e ler a lista de ingredientes, que descreve tudo que foi utilizado no preparo do produto. Podemos encontrar o açúcar com diversos nomes: açúcar invertido, glicose, glucose, maltose, sacarose, dextrose, néctar, xarope de milho, xarope de agáve, extrato de malte, entre vários outros.


📝 Um detalhe super importante é que a lista de ingredientes está sempre em ordem decrescente, ou seja, o primeiro item é o que o está em maior quantidade no alimento.


✅ A boa notícia, fresquinha, é que a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou neste ano de 2020, uma nova norma sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados: todos devem apresentar um símbolo informativo na parte da frente do produto, informando sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde, ou seja, açúcar adicionado, sódio e gordura saturada.


Assim, os consumidores poderão comparar os rótulos e decidir qual consumir.


🗣 Você costuma ler a lista de ingredientes? Ou só a tabela nutricional?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo